Validando Fundamentos
40/145 = 27,58%
Segunda parte de perguntas sobre os fundamentos do C# baseadas no artigo da plataforma balta.io.
21) Qual a finalidade da pasta Properties?
Diretório para definir algumas configurações do projeto.
22) Qual a finalidade das pastas bin e obj?
A pasta bin é o resultado da compilação binária e a pasta obj é usada para recursos como tempo de Debug, procurar algum erro.
23) Quais partes compõe um programa em C#?
De basicamente dois arquivos, .csproj e .cs. O seu escopo é feito de importações que ficam no começo do arquivo. É tudo o que será utilizado no programa, contendo namespace, seguido da classe program e do método principal.
24) O que são namespaces?
A sua definição é de separações lógicas, o que normalmente acompanham o nome da pasta onde o seu escopo pode ser definido em chaves e reutilizá-lo.
25) Qual a finalidade do using?
Qualquer biblioteca ou classe do .NET que deseja utilizar no programa deve ser importada utilizando a palavra reservada using, sendo uma boa prática e utilizada para organizar pastas.
26) Qual a diferença entre uma variável e uma constante?
Variável é algo que se utiliza para armazenar uma informação e esse valor pode ser mudado. Já a constante tem a sua definição parecida com a variável porém essa informação não pode variar. tendo como 'var' a palavra reservada para variável e 'const' para a constante.
27) Cite 3 nomes reservados que temos no C#?
Nomes de uso exclusivo do C# e que não podem ser utilizados na criação de variáveis ou constantes. São alguns; abstract, for, override, using, dentre outras.
28) Quais formas temos de comentar um código C#?
Há 3 formas;
- Uma linha => Utilizando duas barras (\\).
- Múltiplas linhas => Utilizando barra e estrela no início do código e estrela e barra no fim do código (\*, *\).
- Notação xml (metadata) => Três barras, para valores adicionais.
Há também o atalho ctrl+k+c para comentar e ctrl+k+u para tirar o comentário.
29) Quais são os tipos primitivos?
Tipos bases com inteiros, caracteres, pontos flutuantes, entre outros, que armazenam valores classificados em Simple Types, Enums, Structs e Nullable types.
30) Qual o tipo base do .NET?
O System é o tipo raíz do .NET em que todos os outros tipos derivam dele.
31) Dado um var de um número real, qual tipo seria o var?
O tipo double, é o tipo padrão utilizado pelo var.
32) Dado um var de um tipo inteiro , qual tipo seria o var?
O tipo int é o tipo padrão utilizado pelo var.
33) Qual a diferença entre char e string?
O tipo char é utilizado para armazenar somente um caractere no formato universal (unicode) atribuído por aspas simples. O tipo string é utilizado para armazenar uma cadeia de caracteres atribuídos por aspas duplas.
34) Qual a diferença entre var e object?
O var substitui o nome de qualquer tipo, sendo um atalho para o tipo da variável. Já o object é usado para definir o seu tipo podendo ser qualquer um, aceitando também alterações de valores de outros tipos.
35) O que são tipos nulos?
Significa vazio, nada. O tipo null é para a definição de algo nulo, sendo diferente de zero ou string vazia. Tendo que ser marcado com a palavra reservada null, feito com interrogação na frente do tipo.
36) O que são alias? Cite 3 exemplos.
As alias são apelidos que todo tipo tem, como por exemplo o System.String tem o seu apelido string, System.Int16 que tem como alia o short e o System.Byte tendo como alia o byte.
37) O que são conversões implícitas?
Conversões implícitas são utilizadas com a passagem de dados ou quando os mesmos dados são compatíveis, como atribuir um número inteiro para um número real.
38) O que são conversões explícitas?
A condição para fazer uma conversão explícita é informar obrigatoriamente o tipo que se está convertendo. Usado pelo parênteses antes da atribuição.
39) Qual a diferença entre Parse e Convert?
Parse é um método presente em todo tipo primitivo (built-in) que tenta converter um tipo para um inteiro, double, decimal, sempre esperando uma cadeia de caracteres para um número, porém os caracteres contidos na cadeia devem ser do mesmo tipo que se deseja converter. O tipo Convert, ao contrário do Parse é um objeto que permite a conversão para qualquer outro tipo, utilizando a sintaxe Convert.To.
40) O que são operadores aritméticos e quais temos no C#?
São operadores matemáticos, sendo eles a soma (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/). Como regra aritmética, o que está entre parênteses é calculado primeiro.
Comentários
Postar um comentário