Linguagem de Programação - Um meio para um fim


    A partir de agora através dessa crônica descontraída eu farei um relato sobre os fundamentos da linguagem de programação que escolhi para me aperfeiçoar.

    Terei como fontes e referências bibliográficas as plataformas que utilizo para estudo, Balta.io, Alura, a própria documentação da linguagem, dentre outras fontes que irei citar no decorrer da minha síntese. Pode parecer tedioso e uma imitação sobre muitos assuntos que pesquisamos no dia a dia, porém eu tenho como esse exercício uma de minhas aplicações de estudo para entender, praticar e saber me expressar sobre o assunto.

    O que é uma linguagem de programação?

    "É uma linguagem formal que, através de uma série de instruções, permite que um programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas que controlam o comportamento físico e lógico de uma máquina"

Santana, André - Professor no Insper | Pesquisador no LSITec (EP - USP) | Instrutor na Alura. Linguagens de programação: uma breve introdução contextualizada. Alura, 2023. Disponível em: <https://www.alura.com.br/artigos/linguagem-programacao>. Acesso em: 03, julho/2023.

    A linguagem de programação é o que permite uma pessoa se comunicar com um computador e assim dar instruções para ele através de alguns conceitos e regras estruturais. Assim com um idioma ela possui regras, palavras, semântica e é usada como uma ferramenta para a expressão de sentimentos, intenções e emoções. Existem diferentes linguagens de programação, pois o computador não é tão flexível a ponto de interpretar completamente instruções dadas apenas por uma linguagem, portanto várias linguagens são criadas para diversos objetivos e aplicações, viabilizando a melhor comunicação possível com um computador e atingir as ideias propostas.

    As linguagens de programação são definidas em dois tipos, linguagem de baixo nível e linguagem de alto nível.

    As linguagens de baixo nível são as que estão mais perto da linguagem binária de máquina, por não possuir intermediários e poucos conversores para a comunicação com a máquina promovendo um maior controle sobre o processador. Já as linguagens de alto nível são linguagens que são mais próximas do usuário desenvolvedor, facilitando muito mais o desenvolvimento e entendimento com uma sintaxe muito mais próxima do idioma falado pelas pessoas.

    Para finalizar eu reforço o título desse texto entendendo que aprender uma linguagem de programação não é um fim, ou mirar um objetivo final, é um grande meio formado por pequenos objetivos a fim de alcançarmos um objetivo principal que é desenvolver Softwares.


Comentários

  1. 👏👏👏 texto de excelente qualidade, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, projeto encorajador !!

    ResponderExcluir
  3. muito bom!!! excelente

    ResponderExcluir
  4. Luiz, novamente tenho que dizer parabéns! Você tem um potencial muito grande, entendi o texto muito bem e além aprendi coisas novas.
    "Lo admiro demasiado y sepa que para mi es un ejemplo a seguir."

    ResponderExcluir

Postar um comentário